Em 1997, a Soltec Engenharia ampliou sua atuação no setor da Construção Civil para a área de Incorporação Imobiliária. Desde então, a qualidade construtiva da Soltec ajudou no crescimento e no desenvolvimento de Brasília.
A empresa conta com um criterioso departamento de Projetos, que acompanha e coordena os diversos profissionais envolvidos nessa importante etapa. O uso de ferramentas tecnológicas, como o BIM, garante o alto nível de qualidade, detalhamento e compatibilização dos projetos, resultando num processo construtivo mais rápido, limpo e eficiente. O Planejamento e Acompanhamento das Obras, por sua vez, leva ao cumprimento de prazos e também merece destaque. Todo o processo, do projeto à entrega das chaves, é feito por corpo técnico altamente capacitado, composto por profissionais experientes e especializados.
No Contemporâneo Noroeste a Soltec Engenharia inaugurou a sua Linha Premium, com empreendimentos residenciais de altíssimo padrão. Essa linha conta com projetos de detalhamento, decoração e paisagístico primorosos, sempre assinados pelos melhores profissionais do mercado. Os acabamentos são diferenciados e soluções tecnológicas e de automação são contempladas. Tudo é pensado com o foco em quem deseja viver uma experiência de morar única e sofisticada.
A Soltec Engenharia atuou inicialmente nas áreas de Geotecnia e Reforços Estruturais. Depois, ampliou sua atuação, mas sem deixar de lado a sua alta expertise. Pela especialização e complexidade destas obras, as chamamos de Obras Especiais.
A Soltec Engenharia tem como uma das suas especialidades identificar patologias e realizar reforços em estruturas de concreto armado. Ao verificar fissuras, trincas e deformações exacerbadas, ou mesmo quando é preciso aumentar a capacidade de carga de um determinado pavimento ou elemento estrutural, a Soltec é referência no assunto.
A corrosão da armadura no concreto é um processo eletroquímico que ocorre na presença da água e oxigênio. Alta permeabilidade do concreto, falhas na elaboração dos projetos e de execução da obra, baixos recobrimentos da armadura e existência de fissuras são as principais causas de corrosão da armadura, expondo a estrutura ao risco de perder a sua capacidade de resistência original.
Esta patologia está relacionada ao adensamento do concreto durante o lançamento na forma, devido à alta densidade da armadura, consistência inadequada do concreto e más condições de transporte, que podem causar falhas na uniformidade da compactação do concreto, resultando em vazios na estrutura, comprometendo sua resistência e durabilidade.
Fissuras e trincas são os problemas mais comuns nas estruturas de concreto armado e podem se manifestar desde poucos dias a até muitos anos após a concretagem. As causas são diversas: variação térmica da estrutura, sobrecargas, recalques, problemas de projeto, execução inadequada, entre outras.
As juntas de dilatação são dispositivos criados para absorver a variação volumétrica dos materiais, movimentações inerentes à cada tipo de estrutura, especialmente quando projetadas para serem estanques. É muito comum o aparecimento de infiltrações e vazamentos nestes pontos. Portanto, requerem tratamento especial. A Soltec está preparada para solucionar todos os tipos de problemas apresentados.
Reforços estruturais também podem se necessários mesmo que não haja nenhuma patologia no concreto. É o caso de estruturas que precisam s adequadas a novos parâmetros de uso, com aumento das cargas atuantes em relação às de projeto, por exemplo.
O tratamento de concreto aparente é indicado em fachadas que apresentem desgastes naturais, impregnação de fuligem, sujeira, fungos até mesmo pequenos desgastes físicos. Além de ser um tratamento estético, previne a deterioração do concreto.
A Geotecnia é uma das expertises da Soltec Engenharia. Projetar e executar fundações de uma edificação requer experiência e alta capacitação técnica. A Soltec possui ambas qualificações, por isso é capaz de produzir projetos e obras que reduzem perdas e maximizam resultados. A utilização de recursos avançados e equipamentos de última geração possibilitam uma investigação aprofundada com diferentes técnicas geotécnicas.
Por meio de visitas, inspeções, avaliações, laudos e relatórios técnicos, presta serviços de consultoria voltados para fundações, contenções e sondagens.
Elaboração de projetos geotécnicos voltados para diversos tipos de fundação e estruturas de contenção, aliando técnica, segurança e qualidade com otimização de recursos.
A sondagem de reconhecimento de solo é um serviço essencial para obras de engenharia civil. Tem como objetivo a determinação dos tipos de solo em seus respectivos parâmetros de resistência ao longo da profundidade. Além de poder verificar o nível d’água no trecho ensaiado.
O concreto projetado molda-se à superfície natural do terreno e dispensa a utilização de formas. Possui alta resistência inicial e é largamente utilizado na estabilização e combate ao desmoronamento de maciços de solo e taludes.
Moldadas no solo, são executadas por meio de processo rotativo com circulação de água. A estaca é armada integralmente e preenchida com calda de cimento, injetada sob pressão. Sua grande vantagem é a praticidade e a possibilidade de utilização em qualquer tipo de solo e em lugares de difícil acesso.
São estacas que se caracterizam por serem moldadas in loco, geralmente escavadas através de trados mecânicos acoplados a caminhões ou esteiras. O procedimento executivo deste tipo de estaca permite escavações acima do nível de água, com profundidades em torno de 20 metros e diâmetros que variam de Ø25 cm a Ø120 cm.
A execução de reforço de fundações através de estacas raiz ou microestacas injetadas atende a necessidade dos mais diversos tipos de obras onde há limitação de acesso e altura e nível d’agua.
Caracteriza-se pela execução por, perfuração rotativa, com uso de tubos metálicos recuperáveis, completada por colocação da armação ao longo de todo comprimento e preenchimento com argamassa de cimento e areia. Podem ser executadas abaixo do nível d’água. São geralmente utilizadas em contenções, fundações e reforço de fundações, tendo como vantagens sua esbeltez, o fato de não produzir vibrações no terreno, e suportar consideráveis carregamentos.
Moldada in loco, sua execução se dá por meio de rotação de um trado helicoidal contínuo e de injeção de concreto pela própria haste central do trado, simultaneamente à sua retirada. Este tipo de estaca possui uma excelente produtividade quando comparada a outros tipos de fundação, podendo ser executada abaixo do nível da água, suportando carregamentos consideráveis. Seu monitoramento visa garantir um controle de qualidade melhor das estacas perfuradas.
São elementos estruturais de fundação profunda constituídos geralmente de fuste e base alargada. São executados a céu aberto e possuem grande capacidade de carga.
É umas das opções mais utilizadas como estrutura de contenção no Distrito Federal. Em muitos casos, são utilizadas estacas escavadas mecanicamente, pelo baixo custo executivo e quando o perfil do terreno permite que se trabalhe acima do lençol freático. Pode, também, ser executada com estacas hélice contínua e estacas raiz. É executada sem vibrações e desconfinando pouco o terreno adjacente.
Escavações profundas, cada vez mais comuns pelo aumento do número de subsolos executados, bem como obras rodoviárias com grandes taludes e encostas são alguns exemplos nos quais a execução de tirantes, feita através de monobarras ou de cordoalhas, é necessária.
Este mecanismo consiste em estabilização rápida, temporária ou permanente de taludes naturais ou escavações. Trata-se da introdução de chumbadores em um maciço de solo, associados preferencialmente à aplicação de concreto projetado armado na face deste maciço.
Governo, empresas de diversos setores da economia e instituições privadas encontram na Soltec Engenharia o parceiro ideal para construir suas obras